Entrevista – Daniel Spritzer (BRA) sobre os efeitos positivos e negativos dos jogos eletrônicos

fotos-02

Psiquiatra da infância e adolescência, mestre em psiquiatria pela UFRGS, coordenador do Grupo de Estudos sobre Adições Tecnológicas (GEAT).

 1 – Como definir o comportamento social de adolescentes e jovens que se divertem e viciam em realidade virtual, através de jogos eletrônicos e redes sociais?

Com o grande avanço tecnológico das últimas décadas, principalmente no que tange à eletrônica e à informática, a internet e os jogos eletrônicos tornaram-se cada vez mais populares. Apesar do termo “dependência de jogos eletrônicos” ser o mais encontrado tanto na imprensa leiga como na literatura científica, não há consenso entre os pesquisadores quanto à melhor maneira de se referir a esta parcela de indivíduos que apresentam um intenso envolvimento com os jogos eletrônicos e desenvolvem prejuízo significativo decorrente dessa relação. Do pondo de vista clínico, esse transtorno deve ser manifestado por um comportamento de jogo persistente ou recorrente caracterizado por: a) perda de controle sobre os jogos online; b) aumento da prioridade dada aos jogos em relação a outros interesses e atividades diárias; c) manutenção do comportamento de jogo online apesar da ocorrência de consequências negativas. Além desses sintomas, é também obrigatória a presença de comprometimento significativo em alguma área importante de funcionamento do sujeito.

 

2 – Especificamente sobre jogos online: qual é o lado positivo? Quais são os estímulos recebidos?

Os games, sem dúvida alguma, passaram a ser uma das mais importantes atividades de lazer para crianças e adolescentes e apresentam inúmeros benefícios para a maioria dos jogadores. Muitos estudos relacionam o uso de jogos eletrônicos à facilidade de aprendizado, o desenvolvimento de habilidades afetivas, cognitivas, motoras e a melhoria na socialização.  Cada vez mais os benefícios de seu uso têm sido comprovados em tratamentos médicos e psicológicos.

 

3 – Especificamente sobre jogos online: qual é o lado negativo e por quê?

Além das consequências negativas relacionadas à dependência (queda do rendimento escolar/profissional, isolamento social, brigas constantes com a família, desenvolvimento de sobrepeso/obesidade, transtornos de sono), os jogos eletrônicos podem ocasionar outros efeitos negativos que não estão necessariamente ligados à presença de um comportamento de dependência (aumento de agressividade decorrente do uso de jogos eletrônicos violentos, desencadeamento de crises convulsivas em indivíduos fotossensíveis, dores osteomusculares devido aos movimentos repetitivos, etc.).

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

Up ↑

%d bloggers like this: